1. Apresentação de trabalhos
2. Organização dos trabalhos
3. Comunicação oral
4. Pôster
5. Grupos de trabalho
1. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
O I ENCONTRO AMAZÔNICO DE PSICOPEDAGOGIA estará recebendo inscrições de trabalhos em resumo completo, nas modalidades de COMUNICAÇÃO ORAL ou PÔSTER.
Para inscrever os trabalhos é necessário estar inscrito no ENCONTRO. A taxa de inscrição será cobrada individualmente, por autor(es) e co-autor(es), e não por trabalho.
A inscrição do participante lhe dá o direito a inscrever até dois trabalhos e receber o certificado de apresentação, (havendo comparecimento e apresentação de um dos autores). Os trabalhos enviados (comunicação oral e pôster), só serão avaliados após a confirmação do pagamento da inscrição do autor e de todos os co-autores, sem exceção. Não há limite de envios de trabalhos para co-autor.
Caso extrapole o número de trabalhos inscritos e aprovados para Comunicação Oral, em relação ao espaço disponível, a Comissão Organizadora encaminhará os trabalhos excedentes para a apresentação na modalidade de Pôster.
A publicação será utilizada em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados e aceitos serão publicados na íntegra, ficando de inteira responsabilidade a revisão do(s) trabalho(s) pelo(s) autor(es).
Os trabalhos aceitos (tanto pôster quanto painel) serão publicados nos Anais do evento, em CD-ROM.
A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam as normas de formulação e formatação para a Comissão de Avaliação Científica. Os proponentes devem se informar no site do evento, sobre o resultado da avaliação, a partir de 15.03.2010.
Os trabalhos deverão ser encaminhados, com o comprovante de inscrição, digitalizados, para o seguinte email: ufamnepdd@gmail.com.
2. ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS
2.1 Comunicação oral: serão aceitas reflexões teóricas e práticas decorrentes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises parciais consistentes, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Psicopedagogia, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.
2.2 Pôsteres: Serão aceitos resultados de trabalhos de pesquisa ou de extensão concluídas ou em andamento, relatos de experiência que apresentem análises parciais do processo.
2.3 Aprovação dos trabalhos submetidos:
A avaliação dos trabalhos permeará os seguintes pontos:
- Relevância do trabalho para as discussões da temática;
- Pertinência e rigor científico na argumentação.
- Coerência com os objetivos propostos
- Conclusões fundamentadas e claras
- Atender rigorosamente as orientações e os critérios de formatação.
3 COMUNICAÇÃO ORAL
3.1 Elementos do texto:
3.1.1 O trabalho escrito deve seguir a última versão das normas da ABNT 6022 informação e documentação - artigo em publicação periódica científica impressa – apresentação.
3.1.2 Estrutura
A estrutura de um artigo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
3.1.3 Elementos pré-textuais
Os elementos pré-textuais são constituídos de:
a) título, e subtítulo (se houver);
b) nome(s) do(s) autor(es);
c) resumo na língua do texto;
d) palavras-chave na língua do texto.
3.1.4 Elementos textuais
Os elementos textuais constituem-se de:
a) introdução;
b) desenvolvimento;
c) conclusão.
3.1.5 Elementos pós-textuais
Os elementos pós-textuais são constituídos de:
a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;
b) resumo em língua estrangeira;
c) palavras-chave em língua estrangeira;
d) nota(s) explicativa(s);
e) referências;
f) glossário;
g) apêndice(s);
h) anexo(s).
3.1.6 Regras gerais de apresentação
A apresentação do artigo deverá ter:
Os elementos pré-textuais devem seguir a seguinte ordem:
- Título e subtítulo
O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto.
- Autor(es)
Nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura ou, opcionalmente, no final dos elementos pós-textuais, onde também devem ser colocados os agradecimentos do(s) autor(es) e a data de entrega dos originais à redação do periódico.
- Resumo na língua do texto
Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.
- Palavras-chave na língua do texto
Elemento obrigatório, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
- Título e subtítulo
O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto.
Para efeito de formatação dos anais do I ENCONTRO AMAZÔNICO DE PSICOPEDAGOGIA, adotaremos os seguintes critérios de aceitação no envio dos trabalhos:
- Digitado em Microsoft Word,
- Fonte Times New Roman, tamanho 12,
- Corpo do texto justificado e espaço 1,5,
- Margem superior e inferior com 2 cm;
- Margem esquerda e direita com 3 cm;
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
- Máximo: 10 laudas
- Alinhamento: Justificado com recuo para o parágrafo
- Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado;
4 PÔSTER
4.1 Organização e Formatação do Texto para Comunicação
O resumo virá logo após o nome dos “autores” e deverá ser seguido pelas palavras-chave. O resumo constará de, no máximo, 250 palavras, e deve enunciar o problema que foi abordado, a metodologia utilizada, os principais resultados obtidos e as conclusões mais relevantes (ABNT – NBR, 6022:2003);Para posterior publicação nos anais do I ENCONTRO AMAZÔNICO DE PSICOPEDAGOGIA.
O conteúdo da comunicação deverá ser organizado de acordo com a seguinte estrutura:
Cada um dos pontos acima referidos deve conter a seguinte informação:
Título do trabalho: deve ser conciso e sem abreviaturas. “O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto.” (ABNT – NBR 6022:2003).
Autores: O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(deverão) ser apresentados depois do título, alinhado(s) à direita da página. Havendo mais do que um autor, os seus nomes deverão ser separados por “;” (ABNT – NBR 6022:2003).
Instituição(ões) e endereço(s): A(s) Instituição(ões) a que pertence(m) os autores, assim como o endereço postal e eletrônico, deverão ser apresentados após o(s) nome(s) do(s) autor(es), em nota(s) de rodapé numerada(s). Exemplo: ¹, ², ³ como indicado em “autores”.
Palavras-chave: No máximo 5 palavras. “Elemento obrigatório, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
Introdução: “Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho”. (ABNT – NBR 6022:2003).
Ilustrações: “Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.” (ABNT – NBR 6022:2003).
Procedimentos metodológicos: mostrar no mínimo os elementos fundamentais: Participantes (Ou fonte dos dados), instrumento e procedimento.
Resultados: Os resultados devem ser apresentados de uma forma objetiva.
Discussão: Na interpretação e discussão dos resultados deve fazer-se referência a outros trabalhos disponíveis sobre o mesmo tema.
5. OS TRABALHOS DEVERÃO ESTAR VINCULADOS A UM DOS SEGUINTES GRUPOS DE TRABALHO
Grupo de Trabalho I: Psicopedagogia.
Grupo de Trabalho II: Educação
Grupo de Trabalho III: Educação Especial
Grupo de Trabalho IV: Educação Inclusiva
Grupo de Trabalho V: Psicomotricidade
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